Nós somos muito pressionados a viver nas nossas emoções, nos nossos raciocínios. Geralmente nós buscamos soluções no que está fora, no que está aparente. Mas as mudanças somente ocorrem depois que Deus consegue fazer as mudanças no nosso interior.
Quando você ora no Espírito Santo, mudanças interiores são feitas. Aquele que tem orado no Espírito, tem que ter frutos desta pratica de oração e da meditação da Palavra. E quais são os frutos? São as mudanças que Deus realiza nos nossos desejos, emoções e vontades. Se os seus desejos, as suas emoções e as suas vontades não têm sido mudadas pela Palavra e pelo Espírito Santo, tudo o que temos feito têm sido mecânico e religioso, porque o que há de mais glorioso, são as mudanças que Deus faz primeiramente no nosso íntimo, no nosso coração, pois em Provérbios 4:23 está escrito: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”
É do nosso coração que procedem as fontes da vida. O Salmo 119:89 diz: “Para sempre, ó Senhor, está firmada a Tua Palavra no céu.”
A Palavra de Deus está firmada no céu e não pode ser mudada! A Palavra de Deus é a Verdade! Tudo o que Deus diz em Sua Palavra é a Verdade para a nossa vida. Quando? Neste exato momento! A Palavra de Deus é a Verdade para a minha vida nesse exato momento.
Vamos ler o versículo 142 do Salmo 119, que diz: “A Tua justiça é justiça eterna, e a Tua lei é a própria Verdade.”
A justiça de Deus é justiça eterna e a Sua lei é a própria Verdade.
No versículo 160 deste Salmo está escrito: “As Tuas Palavras são em tudo Verdade desde o princípio, e cada um dos Teus justos juízos dura para sempre.”
Vamos ler Isaías 32:17: “O efeito da justiça será paz, e o fruto da justiça, repouso e segurança, para sempre.”
Isaías está dizendo que o efeito desta justiça de Deus em nós, que é eterna, é a paz e o fruto desta justiça é repouso e segurança para sempre.
E quem é a nossa justiça? O Senhor é a nossa justiça. E jamais se esqueça de que a Palavra de Deus é a Verdade para a nossa vida. Neste exato momento, a Palavra de Deus é a Verdade para a minha vida e a sua vida. Ela não será em acontecimentos futuros, ela é a Verdade para nós agora! Ela é a Verdade para os meus problemas, agora!
É Deus que me faz habitar em moradas de paz, em moradas bem seguras e em lugares quietos e tranqüilos. O efeito da justiça em nós é a paz! Vamos ler novamente Isaías 32:17-19: “ O efeito da justiça será paz, e o fruto da justiça, repouso e segurança, para sempre. O meu povo habitará em moradas de paz, em moradas bem seguras e em lugares quietos e tranqüilos, ainda que haja saraivada, caia o bosque e seja a cidade inteiramente abatida.”
Ainda que haja saraivada, ainda que haja falência, ainda que haja tribulação, angústia na alma, caia o bosque e a cidade seja inteiramente abatida, Deus diz: “O meu povo habitará em moradas de paz, em moradas bem seguras e em lugares quietos e tranqüilos.”
Isto que acabamos de ler é a Verdade de Deus para nós hoje! Ela é a Verdade neste exato momento. Porque é que eu estou falando que a Verdade de Deus é a Verdade para nós hoje? Porque o diabo nos engana, nos fazendo acreditar que a Palavra de Deus será Verdade para nós, quando acontecer alguma coisa drástica, como uma doença incurável, uma falência.
Eu achava que tribulação era como uma catástrofe acontecendo nas nossas vidas. Mas eu entendi que tribulação é toda e qualquer situação que se opõe à Palavra de Deus em minha vida.
Todos os dias nos deparamos com situações onde podemos declarar, diante daquela circunstância, que a Verdade para a nossa vida é o que a Palavra de Deus nos diz, e não o que estamos vendo, ouvindo ou sentindo! Ela jamais voltará vazia, como está escrito em Isaías 55:8-11: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor, porque, assim, como os céus são mais altos do que a Terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos. Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para Mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.”
Não viva sob pressão meu irmão, simplesmente creia que a Palavra de Deus é a Verdade para qualquer adversidade que você esteja passando!
Amariles